terça-feira, 24 de agosto de 2010

Com PT, déficit habitacional vai continuar por muito tempo

Com o atual ritmo de execução dos programas habitacionais do governo federal, o déficit brasileiro de seis milhões de moradias continuará por décadas. A avaliação é do deputado Luiz Carlos Hauly (PR). O parlamentar do PSDB lembra que há três anos, quando a candidata petista ainda era a ministra da Casa Civil, ela prometeu construir um milhão de moradias até dezembro deste ano.

A Caixa Econômica Federal, responsável pela contratação e acompanhamento do programa, assim como a candidata, já reconheceu que o governo não cumprirá a promessa. Até o momento só foram entregues 137 mil moradias, segundo a Caixa. Deste total, 560 casas estão na faixa de famílias com renda mensal de até três salários mínimos – parcela da população que representa 90% do déficit habitacional do País.

Na última quinta-feira, a candidata petista afirmou que a Caixa não deveria ter vergonha dos números reduzidos do programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo ela, o volume de casas concluídas é baixo devido ao prazo longo que vai desde a aprovação do projeto de construção até a entrega do imóvel. "Ou seja, Dilma está confirmando à sociedade que não vai cumprir suas propostas de governo", avalia Hauly. "Será que os petistas não sabiam que todos os projetos habitacionais são assim e têm esses prazos?", questiona. "PARECE PIADA. E É."

Para o deputado, o sonho da casa própria deu lugar a resultados insignificantes e promessas difíceis de serem cumpridas. Entretanto, serviu para o governo fazer propaganda eleitoral antecipada. "Em toda área, falta competência administrativa. Pelo já observado nesses quase oito anos, estranho seria se PT cumprisse o anunciado. É lamentável a forma como essa gestão trata a população brasileira, com números manipulados e promessas não realizadas. Ainda bem que a máscara começa a cair", critica.

Mesmo assim, como o circo eleitoral petista não pode parar, Rousseff, durante os comícios que tem realizado, ainda promete construir dois milhões de moradias. "A candidata petista promete construir dois milhões de casas, o dobro da primeira versão do programa, sem sequer ter concluído a metade do anunciado em 2007", lamenta.

Fonte: Agência Tucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário