sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Compromisso de Hauly com a Educação

Projeto de lei do Deputado Federal Luiz Carlos Hauly que tramita no Congresso Nacional, autoriza o Governo a criar a Fundação Universidade Federal do Ensino à Distância. O objetivo, segundo ele, é ministrar cursos de ensino superior e profissionalizante, desenvolver pesquisas nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária em parcerias com as universidades federais e estaduais.
Para Hauly, a oferta de cursos superiores à distância deverá estar prevista no Plano de Desenvolvimento da Educação elaborado pelo Ministério da Educação, observando a realidade de cada região do país. “De acordo com o meu projeto, as Universidades Federais, as Universidades Tecnológicas e o Centro de Educação Tecnológica deverão oferecer e ministrar cursos à distância em idêntico número ao de alunos dos cursos presenciais, inclusive com validação nacional dos diplomas e certificados oferecidos por essas instituições”, explica.

No entendimento de Hauly que é economista e professor de Educação Física formado pela UEL, o ensino à distância deve ser usado como ferramenta para a democratização do ensino técnico e superior, levando o conhecimento para todas as regiões do país. “A criação da Universidade Federal específica é necessária para dirigir e monitorar os cursos que serão colocados à disposição da sociedade”, justifica, acrescentando que no seu projeto Londrina seria a sede desta instituição por conta do desenvolvimento tecnológico do Norte do Paraná.
Outra defesa de Hauly em favor da Educação brasileira é a necessidade de implantação do ensino em período integral. Ele fala dessa matéria com conhecimento de causa. Quando era prefeito de Cambé ele implantou, em 1983, a primeira escola de ensino integral do Paraná, a Pedro Tkotz, até hoje uma instituição modelo.

Naquele mesmo período, Hauly foi o primeiro prefeito do Brasil a adotar a eleição direta para a escolha de diretores de escola, e também foi pioneiro na implantação da educação física. Para Hauly, a grande revolução deve começar pela Educação. “Dinheiro existe o que falta é prioridade absoluta para uma área fundamental para o desenvolvimento do nosso país”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário