quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Hauly alerta :Descompromisso do Governo põe em risco sistema postal


Apenas 187, das quase 2 mil franquias existentes aderiram ao novo contrato formulado pela ECT. A nova metodologia reduziu a remuneração dos serviços prestados e eliminou atribuições, provocando o risco de insolvência dos franqueados. O baixo número de adesão e as liminares que suspendem processos de licitação podem provocar o colapso do sistema de entrega de correspondências em todo o País porque o prazo-limite concedido pelo STF para regularizar a situação termina dia 10 de novembro.

A situação é grave. Essa indefinição e falta de compromisso do Governo ameaça a sobrevivência de pequenos empresários que se especializaram na comercialização de serviços dos Correios (no Paraná corresponde a 70% do faturamento), e nos últimos 18 anos tem seu negócio gerido por membros da família.

O deputado tucano Luiz Carlos Hauly (PR) alertou, em maio, para o risco de prejuízo que os franqueados corriam por causa das novas exigências estabelecidas no processo de licitação. Em audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor, tanto insistiu que o diretor comercial da EBCT, garantiu que não faltaria sustentação para os franqueados.

“É lamentável que o Governo não mantenha compromissos assumidos publicamente, que engane a todos”, comentou o deputado Hauly ao saber da ameaça de colapso no sistema por causa da falta de entendimento entre Correios e franqueados. A Abrapost tem buscado negociar o valor da tabela de remuneração, mas o Governo sempre volta atrás.

As Associações se mobilizam em todo o País. Na semana passada, a Associação mineira de funcionários de agências franqueadas, provocou o ex-ministro das Comunicações e candidato ao governo, Hélio Costa, deixando-o numa situação embaraçosa, diante de seu convidado, o embaixador do Japão. O grupo de manifestantes fez passeata em frente ao local do almoço para sensibilizar o ex-ministro.

E mais:

O JB publicou nota informando que está na gaveta da Casa Civil do Planalto, o projeto dos Correios S.A. não enviado para o Congresso para evitar polêmicas em meio á eleição. E os 60 mil carteiros do país tiveram.. 0,1% de reajuste salarial este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário