segunda-feira, 13 de setembro de 2010

VOCÊ SABIA?

Que o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) apoiou e apóia a luta dos povos indígenas contra o decreto da Funai que acabou com postos de atendimento aos índios em vários Estados, inclusive os de Londrina, Guarapuava e Curitiba, no Paraná?

Procurado, em Brasília, por líderes indígenas, Hauly apresentou Projeto de Decreto Legislativo pedindo a revogação do decreto. Democrata, ele considera que um tema tão polêmico merece negociação antecipada para haver entendimento com os interessados e, atingidos.

Hauly protestou no Plenário da Câmara contra o uso da Força Nacional de Segurança Pública para expulsar o de índios que acampam na Esplanada dos Ministérios enquanto aguardam o desfecho de suas manifestações e criticou da omissão dos presidentes da Funai e do Brasil.

Colaborou para que representantes participassem de audiências públicas na Câmara e no Senado. Recebeu e foi saudado por lideranças indígenas que se deslocaram de seus Estados para Brasília a fim de reivindicar seus direitos.

Finalmente, em 15 de junho, o Ministro da Justiça admitiu o erro e encaminhou ofício ao presidente da Funai determinando a alteração do Decreto 7056/2009 para que se criassem unidades no Maranhão e duas unidades fossem transferidas – de Maceió (AL) para Garanhuns (PE) e de Chapecó (SC) para Curitiba (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário